Minhas senhoras e meus senhores, colegas professores, estimados alunos,

É uma grande satisfação vir a João Pessoa neste quinquagésimo nono congresso brasileiro de química.

Ainda mais nesta ocasião especialíssima, em que minha colega de profissão e de conselho federal, professora Silvana Calado, será empossada como a nova presidente da Associação Brasileira de Química.

A história da ABQ e da professora Silvana se misturam, Silvana é uma entusiasta do ensino da química, e tem orgulhado a categoria dos químicos com sua dedicada atuação na ABQ e com uma longa contribuição no Conselho Federal de Química.

Da mesma forma, é com imenso prazer que acompanho o trabalho desenvolvido pela presidente do Conselho Regional da décima nona região, doutora Raquel lima, e do conselheiro federal de química, dr. José Arantes representante desta região junto ao CFQ, ambos ainda no primeiro mandato.

Ela buscando soluções criativas na gestão do conselho de química da Paraíba, apresentando bons resultados, e ele colaborando com a nossa administração no enfrentamento de vários desafios no Conselho Federal de Química, sem esquecer da grande colaboração da nossa jovem conselheira Adriana Cutrim também representante do Conselho da Paraíba já no seu segundo mandato.

Além das figuras da presidente e do conselheiro, peço licença para, em nome do Conselho Federal de Química, na condição de seu presidente, destacar os demais presidentes de conselhos regionais, de   professores aqui presentes, meus colegas de lida… E, é claro, os estudantes de química… A motivaçao maior do prazer do meu ofício.

Estamos em um prestigiado evento da química para o país. Na minha região, no nosso nordeste brasileiro, e não poderia deixar de fazer menção aos recentes e trágicos episódios da costa nordestina. É nosso dever contribuir para a solução desse problema.

Nesse sentido não tenho dúvida de que os profissionais da química do Brasil estão comprometidos com os valores da sustentabilidade socioambiental. Não somente os profissionais, mas o povo brasileiro, consciente da riqueza contida em seu litoral e na biodiversidade marinha, e o nordestino dá o mais belo exemplo dessa consciencia, dessa união.

Mesmo se expondo aos riscos de serem contaminados foram a luta em defesa do nosso litoral, das nossas praias, parabéns aos nordestinos que lutam sem trégua para manter a integridade da nossa biodiversidade marinha e do sustento daqueles que dependem dessa fonte de alimentos.

No entanto, assim como agregamos forças em torno desses valores, precisamos somar forças na defesa das categorias profissionais do setor químico.

Nós, do Conselho Federal de Química, estamos empenhados em fortalecer os CRQs e as entidades ligadas à química para que possam cumprir melhor suas atribuições, em defesa dos químicos e da sociedade.

Nosso compromisso com o fortalecimento e a modernização dos CRQs tem caráter oficial. Faz parte das diretrizes que fixamos democraticamente no ano passado, por meio do planejamento estratégico e do plano plurianual do Sistema CFQ/CRQ.

Trabalhamos pela união dos profissionais da química de todo país, e a união se faz vital neste momento.

Bom, meus amigos… Já me aproximando do fim de minha fala, não poderia deixar de abordar um tema relevante para os conselhos profissionais e para a sociedade em geral, temos pela frente o desafio de demonstrar à sociedade e ao congresso nacional os riscos embutidos na proposta de emenda à Constituição 108/2019.

Precisamos da mobilização dos químicos no esforço de enterrar esse projeto que tramita no legislativo.

Se ele for aprovado, teremos a desintegração dos conselhos profissionais, numa ameaça à toda sociedade. A PEC 108 tende a enfraquecer as entidades que hoje reúnem a legitimidade e a competência necessárias para fiscalizar dezenas de profissões.

No nosso caso, representa a desvalorização dos químicos e o desmonte de parâmetros de segurança e de qualidade na indústria e dos serviços prestados na área da química. Se for assim, riscos desnecessários aos consumidores vão surgir, repercutindo negativamente também no mercado de trabalho dos profissionais da química.

O desafio é grande, mas contamos com os químicos e com os CRQs para dar musculatura à luta contra a PEC 108.

Estamos confiantes de que vocês vão se engajar no bom combate, em defesa do trabalho digno e da segurança dos brasileiros.

Unidos, somos mais fortes.

Unidos, faremos muito mais.

Muito obrigado.

 

 

Comemoração dos 10 anos do curso de engenharia de materiais. Evento realizado na Universidade Federal da Paraíba nos dias 03 a 07 de junho, e contou com a presença do ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende.

Com WhatsApp-Image-2019-10-16-at-185916grande satisfação que o Conselho Regional de Química e o Conselho Federal de Química vem apoiando eventos desta natureza, pois, é de grande importância estes acontecimentos para proporcionar aos alunos interações acadêmicas de forma direta e objetiva melhorando e otimizando a ciência a tecnologia e o meio ambiente." Raquel Lima Presidente do CRQ 19

No dia 04 de setembro nas dependências do auditório do SEBRAE, na cidade de Campina Grande/PB, aconteceu o 1º Tecnovação das Indústrias Químicas 2019. Esse evento foi uma parceria do CRQ XIX e o SEBRAE, onde foram discutidos e abordados diversos assuntos referente as industrias químicasNo dia 04 de setembro nas dependências do auditório do SEBRAE, na cidade de Campina Grande/PB, aconteceu o 1º Tecnovação das Indústrias Químicas 2019. Esse evento foi uma parceria do CRQ XIX e o SEBRAE, onde foram discutidos e abordados diversos assuntos referente as industrias químicasNo dia 04 de setembro nas dependências do auditório do SEBRAE, na cidade de Campina Grande/PB, aconteceu o 1º Tecnovação das Indústrias Químicas 2019. Esse evento foi uma parceria do CRQ XIX e o SEBRAE, onde foram discutidos e abordados diversos assuntos referente as industrias químicas

Subcategorias